Uma Coisa que Meus Pais Fizeram Certo: Ensinar em Casa

O Senhor usou meus pais para me moldar de muitas maneiras—mas uma se destaca. Eu olho para trás e lembro-me de meus irmãos e eu sentados ao redor da minha mãe no sofá enquanto ela lia “Little House on the Prairie” [Uma Casa na Pradaria] para nós. Lembro-me de contar ursos de plástico na mesa da cozinha quando estávamos aprendendo a contar. Lembro-me de analisar eventos históricos e atuais abrindo a Palavra de Deus e tendo inúmeras conversas sobre visão de mundo em nossa sala de estar. Lembro-me de compartilhar risadas e criar memórias simplesmente por estarmos juntos.

Uma das coisas mais influentes que meus pais fizeram foi me educar em casa.

Valor do Sacrifício

Minha mãe foi confrontada com uma decisão difícil quando eu era pequenina. Deveria continuar a estudar e realizar seu sonho de ser enfermeira ou ficaria em casa para me educar em casa quando eu ficasse um pouco mais velha?

Com muita oração e reflexão, minha mãe decidiu deixar de lado suas ambições de carreira para seguir a educação domiciliar. Agora, ela tem um trabalho que não é amplamente reconhecido, não recebe salário e é um dos trabalhos mais difíceis que uma pessoa pode ter. Mas sou incrivelmente grata pela influência que o sacrifício de minha mãe teve em minha vida.

Não apenas minha mãe sacrificou sua carreira, como também nós, enquanto família, aprendemos a renunciar a vários desejos para podermos viver com um só salário. Não fazíamos muitas viagens de férias quando éramos pequenos, reformamos várias casas para podermos ter uma renda extra, e meus irmãos e eu aprendemos a nos contentar, mesmo quando nossos amigos podiam fazer mais do que nós.

Por seu exemplo, meus pais nos ensinaram que não precisamos de posses materiais, uma carreira dos sonhos, uma viagem de férias todo ano, ou um monte de dinheiro para gastar para levar uma vida alegre. Meus pais nos ensinaram que somente o Senhor satisfaz e que se sacrificar para seguir onde Ele nos leva sempre vale a pena.

Cosmovisão Bíblica

Em muitas ocasiões, quando eu estava estudando diligentemente uma das minhas matérias escolares, minha mãe me fazia parar, pois queria comentar conosco um artigo ou algum evento atual. Sendo alguém que adorava checar listas e terminar meu trabalho para poder brincar, eu observava atentamente o relógio durante essas conversas, perguntando-me quando poderia retomar meu trabalho.

Mas mais tarde percebi que essas conversas eram parte fundamental da minha educação. Elas me ensinaram a comparar tudo com a Palavra de Deus e a ver o mundo por meio das lentes das Escrituras. Por eu ser educada em casa, minha mãe podia dedicar muitas horas do dia para mim, mesmo enquanto me ensinava inglês, matemática, história e ciências.

No entanto, o ensino de uma cosmovisão bíblica não terminava ao fim do dia escolar. Em muitas situações—durante o jantar; uma caminhada; ou depois de assistir a um filme, ler um livro ou ouvir uma música—meus pais estavam nos mostrando que, se somos crentes em Cristo, a Bíblia necessita ser nosso guia para toda a vida.

Crescimento no Relacionamento

Sendo educada em casa, eu estava constantemente perto de meus pais e irmãos. Sim, muitas vezes nos irritávamos um com o outro. Mas por estarmos juntos a maior parte do dia, pela graça de Deus, nos tornamos mais próximos como família.

Pelo fato de meu pai há anos trabalhar no ministério pastoral, a educação domiciliar nos deu a flexibilidade de ministrar ao lado dele. Meus pais nos ensinaram a trabalhar uns com os outros, a valorizar o ministério e a servir ao Senhor e aos outros.

Agora, como adulta, meus irmãos são meus melhores amigos. Crescemos fazendo praticamente tudo juntos, especialmente porque éramos colegas de classe até nos formarmos no ensino médio. Seja completando nossas tarefas juntos, ajudando um ao outro com o dever de casa ou brincando de faz de conta no quintal, a educação domiciliar nos permitiu nos conhecermos em um nível mais profundo.

Embora a educação domiciliar muitas vezes tenha uma má reputação, estou convencida de que a escolha de meus pais fez uma diferença drástica em minha vida. Por meio do exemplo deles, aprendi o valor de sacrificar o que eu poderia pensar ser bom para seguir a liderança do Senhor em direção a algo melhor. Enquanto meus pais direcionavam meus olhos para as Escrituras como a lente por meio da qual vejo o mundo, aprendi a confiar na Palavra de Deus como meu guia. Quando ministrei ao lado da minha família e vivi a vida com eles, aprendi a servir ao povo de Deus e formei amizades profundas ao longo do caminho. Sou muito grata a Deus por meus pais.

Traduzido por Rebeca Falavinha.

Kyla Hardee pertence a Gray Road Baptist Church em Indianapolis, nos EUA. Ela é estudante universitária e colabora regularmente para o site The Rebelution, um site em inglês para jovens que desejam se rebelar contra as expectativas baixas da sociedade em relação a eles e a buscar Cristo. Você pode achar alguns de seus outros escritos no seu blog “Lives Transformed” [Vidas Transformadas].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *